A Psicopedagogia e a Neuropsicopedagogia são duas áreas da saúde-educação que tem como foco o processo de aprendizagem humana.
Você sabe quando encaminhar para o psicopedagogo/neuropsicopedagogo?
Quando houver queixa, hipótese ou diagnóstico de:
- dificuldade de aprendizagem;
- resistência às situações de aprendizagem;
- baixo desempenho acadêmico;
- dificuldades na socialização do conhecimento;
- desatenção, desmotivação;
- dificuldades de organizar tarefas acadêmicas;
- diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem;
- TDAH;
- transtornos de espectro autista.
Avaliação Psicopedagógica
A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo. Seu objetivo principal é entender a origem da dificuldades, transtorno ou distúrbio apresentado.
- Acontece através de instrumentos próprios da psicopedagogia;
- Em alguns casos será indicada a intervenção psicopedagógica.
Avaliação Neuropsicopedagógica
A avaliação neuropsicopedagógica tem como objetivo investigar as dificuldades e distúrbios de aprendizagem a partir do entendimento do funcionamento cerebral. O foco principal é avaliar a aprendizagem relacionando os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia e pedagogia.
- Acontece através de testes quantitativos, qualitativos e ecológicos não restritos e com valor cientificamente comprovado e normatizado.
- Em todos os casos será feito relatório neuropsicopedagógico e encaminhado ao psiquiatra, neurologista ou médico pediatra para aceitar ou refutar a hipótese diagnóstica.
- Em alguns casos será solicitada a participação de outros especialistas para contribuir com a hipótese diagnóstica (neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, professores) assim como o relato familiar.
Você sabia que o Instituto Cyro Martins conta com esses profissionais no seu corpo clínico?
Atendendo crianças, adolescentes e adultos.
Avaliação de TDAH em adultos e crianças.
Marque a sua consulta e vamos conversar. Não adie a investigação do problema. Vamos encontrar a solução.