Cyro Martins - Instituto de Psiquiatria

Artigos

O Instituto Cyro Martins disponibiliza artigos interessantes para o conhecimento e atualização de nossos estudantes e profissionais. Confira você também nosso material de leitura.

Síndrome de Down na escola inclusiva

Publicado dia: 09/09/2015


Instituto Educacional do Rio Grande do Sul – IERGS

Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano

 

Síndrome de Down na escola inclusiva[1]

Stella Mari Iguini

Resumo

Ciente de que os processos cognitivos como percepção, atenção, categorização, generalização, desenvolvimento do pensamento e da linguagem são fundamentais para a compreensão do mundo e sabendo que a formação do pensamento conceitual acontece ao longo da história social de cada indivíduo e da sua interação em diferentes contextos sociais e afetivos, a escola destaca-se como o ambiente cultural e social que deve favorecer o desenvolvimento do pensamento conceitual. Neste contexto, o processo de interação dentro da escola, para a criança com Síndrome de Down, torna-se muito importante dado o atraso cognitivo que é peculiar a essa síndrome. Pretende-se, neste artigo, reunir bases teóricas e aspectos das pesquisas recentes sobre a síndrome, propiciando elementos para uma revisão do planejamento de aula, sustentado nas necessidades dos portadores da síndrome, respeitando as diferenças de cada um dos alunos e dos grupos.

[1]              Artigo apresentado como requisito parcial à conclusão do curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano – IERGS/2014

Artigo escrito por:
Instituto Cyro Martins

O Instituto Cyro Martins é uma instituição cientifica que visa o ensino, a prevenção e tratamento em saúde mental, com a participação de uma equipe multidisciplinar.



Gostaria de ler sobre algum assunto que não encontrou aqui? Deixe uma Sugestão

X