Cyro Martins - Instituto de Psiquiatria

Artigos

O Instituto Cyro Martins disponibiliza artigos interessantes para o conhecimento e atualização de nossos estudantes e profissionais. Confira você também nosso material de leitura.

“Todos os gatos têm Síndrome de Asperger” (All cats have Asperger Syndrome)

Publicado dia: 15/07/2016


Como psicopedagogos, faz parte do nosso dia-a-dia a busca constante de informação e insumos que nos reportem a novas técnicas, a novas descobertas no campo científico, que enriqueçam o nosso caminhar.

 

Nós psicopedagogos compartilhamos uma longa jornada: a busca por aprender sobre o NÃO APRENDER ou também, a busca sobre o APRENDER de uma maneira não tão comum.

 

Nesta nossa busca constante, nos deparamos com muitos estudos, artigos, discussões e, dentre estes achados, há um vídeo muito interessante que gostaríamos de compartilhar com os visitantes.

 

No link abaixo, o vídeo divulgado pela Asociacion Asperger Argentina que faz referência a obra  All cats have Aspenger Syndrome, de Kathy Hoopmann.

https://www.youtube.com/watch?v=nG9aRimpgG4

 

A obra de Kathy Hoopmann despertou nossa curiosidade. Infelizmente não achamos um link com o material em português. Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais a obra, segue o link do material em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=xSMw-noNcnY

 

Mas seria uma pena mesmo se não pudéssemos compartilhar o conteúdo desta obra em português. Assim, tomamos a liberdade de traduzir de forma livre o conteúdo mesmo sem as adoráveis fotografias que o livro possui, acreditamos que as afirmações a seguir podem descrever algumas características do Asperger, mesmo sabendo que cada individuo é único.

 

 

“Todos os gatos têm Síndrome de Asperger”

 

  • Uma criança com Asperger olha o mundo de uma maneira própria, única.
  • Ela gosta de estar perto dos que ama, mas não quer que eles os segurem nos braços.
  • Preferem ficar em lugares fofinhos à serem abraçadas.
  • Ao invés de procurar as pessoas para ter conforto, elas podem suprir esta necessidade ficando agarradas a um brinquedo ou animal de estimação, por exemplo.
  • É possível que sejam muito aventureiras e, muitas vezes, não possuem senso de perigo.
  • Uma criança com Asperger geralmente tem boa audição, sons fortes ou movimentos rápidos podem assusta-los. Seus outros sentidos podem estar alterados também, por exemplo, o toque e o olfato. Contudo, algumas coisas que geralmente incomodam a todos podem não chateá-los.
  • Costumam ser exigentes com o que comem, por exemplo, quando gostam de uma determinada comida querem que a mesma seja servida do mesmo modo, dia após dia.
  • Não estão interessados nas coisas que outras crianças da sua idade fazem, e, quando são forçados a se juntarem aos outros, não sabem o quê fazer. As outras crianças fazem amigos, mas dificilmente o convidam para brincar e, com isto, podem ter maiores tendências a sofrerem bullying.
  • Algumas vezes, seus pais podem demonstrar muita tristeza por não conseguirem entender seu próprio filho e podem se transformar em pais superprotetores. A criança com Asperger pode se sentir triste também e se transformar num solitário fechado no seu próprio mundo onde pequenas coisas podem fascinar por horas e ele pode repetir a mesma ação uma e outra vez sem ficar entediado.
  • Quando as coisas ficam difíceis para ele, pode ter chiliques. Ás vezes, os familiares julgam que poderiam educá-lo melhor do que seus pais.
  • Seu vocabulário pode ser muito avançado, mas pode misturar e confundir em pequenas palavras. Algumas vezes, entende errado o que as outras pessoas falam.
  • Quando as pessoas falam com ele, pode se recusar ao olhar nos olhos do interlocutor. Porém, quando ele fala volta sempre ao mesmo assunto uma e outra vez e deixa todo mundo extremamente entediado. Assim, de repente, ele diz alguma coisa que faz todo mundo parar e pensar e as pessoas se maravilham com sua mente e inteligência brilhante.
  • De muitas formas, o seu pensamento esta adiante do nível dos seus colegas, e procura por respostas em lugar onde os outros nem imaginam ou inventam novas formas de fazer velhas coisas. As pessoas ficam surpresas de quão longe ele pode ir para provar sua ultima teoria e alguns pensam que ele é um pequeno gênio.
  • Rituais diários o deixam confortável e gosta de uma boa rotina e se mostram preocupados se o cronograma é modificado.
  • Geralmente a criança com Asperger tem um ótimo senso do humor, mas nem sempre pensam no que falam e as pessoas em volta ficam envergonhados.
  • Ele é honesto, o que é bom, mas às vezes é demasiado honesto. Não é muito bom contando mentiras.
  • A criança com Asperger pode ser muito aberta a todas as pessoas sem importar idade, tamanho e etnias. Ele pode encontrar amigos de formas muito improváveis para as demais pessoas.
  • Quando fica mais velho se dá conta que é diferente dos outros e se sente como se pertencesse a outro planeta, como um forasteiro olhando de fora para um mundo que ele nunca entenderá realmente.
  • Contudo, com sua peculiar perspectiva da vida, seu olhar para os detalhes, e seu maravilhoso poder de concentração, muitas das crianças Asperger atingem o topo do campo escolhido.
  • Podem necessitar de ajuda para seguir as tendências da moda, mas não podemos esquecer que cada um é diferente ao seu próprio modo e que há um pouco de Asperger em cada um de nós.
  • Então uma criança Asperger e como qualquer outra criança, só necessita de amor e encorajamento, ocasionalmente um pouco de conselhos, espaço para ser ele mesmo, e então todos podem relaxar e curtir o indivíduo único em que ele esta se transformando.

 

Para quem quiser compartilhar, segue o link de um vídeo muito interessante também: https://www.youtube.com/watch?v=h4mpwxrIHOc

 

As crianças não tem o desenvolvimento para refutar os comentários negativos que escutam sobre elas. Elas, não simplesmente escutam, elas fazem uso da informação que escutam e vivem de acordo com os rótulos que lhes foram dados.”

 

Continuemos compartilhando informação! Nós sabemos que o aprender é exponencial, quanto mais aprendemos, mais queremos saber.

 

Departamento de Psicopedagogia

Coordenação: Pp Helenara Diogo

Equipe: Pp Antônia Almeida  | Pp Stella Iguini

Artigo escrito por:
Instituto Cyro Martins

O Instituto Cyro Martins é uma instituição cientifica que visa o ensino, a prevenção e tratamento em saúde mental, com a participação de uma equipe multidisciplinar.



Gostaria de ler sobre algum assunto que não encontrou aqui? Deixe uma Sugestão

X