Cyro Martins - Instituto de Psiquiatria

Artigos

O Instituto Cyro Martins disponibiliza artigos interessantes para o conhecimento e atualização de nossos estudantes e profissionais. Confira você também nosso material de leitura.

O Cyro e o Cinema – uma retrospectiva

Publicado dia: 11/01/2018


O Cyro e o Cinema é uma atividade promovida pelo Instituto Cyro Martins que ocorre mensalmente ao longo do ano, consistindo na exibição de um filme seguido de um debate coordenado por um profissional da área da saúde. Nosso objetivo é de propiciar um momento para que se possa refletir, de forma lúdica, sobre temas muitas vezes difíceis de serem pensados.

 

Neste ano de 2017 demos início ás nossas atividades com o filme “O Quarto de Jack”, que trata sobre a relação de uma mãe com seu filho de 5 anos, estando os dois confinados em um pequeno quarto. O debate foi precedido pela psicóloga Vera Cardoni, tendo sido o tema da discussão “A Descoberta do Mundo”.

 

Nosso próximo filme exibido foi “Requisitos para ser uma persona normal”, que aborda a busca de uma mulher não apenas pela normalidade, mas também para entender o que isso significa. Este debate foi coordenado pela psicóloga Simone Bittencourt e pela Dra. Luciana Ayala, tendo tido como tema “E o que é ser normal?”.

 

Para maio escolheu-se o filme “Truman”, que aborda a relação de dois amigos e a iminência da morte . O cão de um deles dá nome á obra. O tema escolhido foi “A lealdade de um amigo”, tendo sido abordado pela psicóloga Cristiane Cauduro.

 

Seguindo nossa atividade, exibiu-se o filme “A Nona Vida de Louis Drax”, que discorre sobre “A história de um menino propenso a acidentes”, tendo este inclusive sendo o tema escolhido para o debate, coordenado pela psicóloga Clarice Maria Jah Ribeiro.

 

Em julho a escolha foi “Capitão Fantástico”, obra que trata da história de um pai que se vê forçado a deixar o isolamento em que vive com seus filhos para retornar á civilização. “A história de uma família diferente foi o tema debatido pela psicóloga Maria Denise Klein.

 

Em agosto discutiu-se “Beleza Oculta”, filme sobre a forma como um homem lida com o luto pela perda de sua filha. “Encontros Inesperados” foi o tema debatido pela psicóloga Iara Saccomori.

 

Em setembro tivemos a discussão de “Como eu era antes de Você”, que trouxe a tona o amor inesperado entre um homem tetraplégico e sua cuidadora, tendo como tema “Ás vezes amar também significa deixar partir”, debatido pela psicóloga Samantha Sittart.

 

O filme escolhido para outubro foi “Sete minutos depois da Meia Noite”, no qual um menino sonha com uma árvore gigantesca que o ajuda a lidar com as dificuldades pelas quais está passando. A psicóloga Andréa Lompa debateu o tema “A importância de compartilhar sentimentos.

 

E para finalizar nossas atividades do ano de 2017, o filme escolhido foi “Moonlight”, que tem como enredo a busca do personagem por um futuro melhor, constantemente tentando escapar da marginalidade. A psicóloga Simone Bitterncourt debateu o tema “Uma jornada em busca de si mesmo”.

 

Obrigada a todos que participaram desta atividade nesse ano tão produtivo e aguardamos a todos à partir de março. (Curta nossa página do Facebook para ficar por dentro das próximas datas)

Artigo escrito por:
Instituto Cyro Martins

O Instituto Cyro Martins é uma instituição cientifica que visa o ensino, a prevenção e tratamento em saúde mental, com a participação de uma equipe multidisciplinar.



Gostaria de ler sobre algum assunto que não encontrou aqui? Deixe uma Sugestão

X