Cyro Martins - Instituto de Psiquiatria

Artigos

O Instituto Cyro Martins disponibiliza artigos interessantes para o conhecimento e atualização de nossos estudantes e profissionais. Confira você também nosso material de leitura.

Meu filho está com dificuldade de aprendizagem, e agora?

Publicado dia: 28/03/2017


Veja como detectar e o quê fazer quando seu filho apresentar dificuldade de aprendizagem.

 

 

Com o início das aulas, pais e professores podem começar a detectar em algumas crianças a dificuldade de aprendizagem. O primeiro passo é estar atento aos sinais do seu filho na escola e em casa. Entender as possíveis causas, mas sem qualquer pretensão de definir diagnósticos, pois este é o papel dos profissionais.

 

 

As dificuldades de aprendizagem podem ser identificadas através de algumas queixas comuns, como por exemplo:

 

? Falta de atenção/desmotivação;
? Dificuldade na leitura e na escrita;
? Dificuldade na matemática;
? Dificuldade nas atitudes de trabalho

 

 

Além dos transtornos de aprendizagem, que podem incluir:

 

DISLEXIA (dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.)

 

DISGRAFIA (Falha na aquisição da escrita; implica uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita, é também chamada de letra feia.)

 

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (Quando não se consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola; distrai-se com estímulos externos; mexe muito com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; interrompe os outros, etc.)

O fracasso escolar atinge as crianças em desenvolvimento, adolescentes e adultos, derrubando sua auto-estima, promovendo dificuldades de relacionamento, distúrbios de comportamento e a marginalização daqueles que não se adaptam a regras sociais.

Quanto mais cedo qualquer distúrbio e/ou dificuldade de aprendizagem for percebida, maior a chance de iniciar o tratamento e alcançar êxito satisfatório no processo cognitivo e consequentemente, na aprendizagem.

 

 

Como proceder se identificar um desses sinais?

Procurar a ajuda de um Psicopedagogo pode ser o primeiro passo. O Psicopedagogo levanta hipóteses provisórias que irão sendo confirmadas ou não, ao longo do processo de avaliação psicopedagógica.

 

 

Quanto tempo vai levar a avaliação psicopedagógica?

A avaliação psicopedagógica é realizada em aproximadamente 4 encontros.

 

 

Como funciona a avaliação?

• Acontece através instrumentos próprios da Psicopedagogia;
• Entrevista com familiares e paciente;
• Em alguns casos será indicada a intervenção Psicopedagógica, podendo incluir outras especialidades como fonoaudiologia, psicologia, etc.

 

 

Quais os benefícios da Intervenção psicopedagógica?

• Autoconhecimento e melhora da autoestima;
• Com a intervenção Psicopedagógica, o primeiro objetivo é conseguir uma aprendizagem que seja uma realização para o sujeito;
• Desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e estudo;
• Melhora do desempenho pessoal, acadêmico e profissional.

 

 

Quer conhecer nosso setor de Atendimento Psicopedagógico?

Entre em contato pelo fone (51) 3338.6041 ou por email cyromartins@cyromartins.com.br

Artigo escrito por:
Instituto Cyro Martins

O Instituto Cyro Martins é uma instituição cientifica que visa o ensino, a prevenção e tratamento em saúde mental, com a participação de uma equipe multidisciplinar.



Gostaria de ler sobre algum assunto que não encontrou aqui? Deixe uma Sugestão

X